Seguidores

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Desgastados Demais Para Orar


Talvez você tenha chegado a esse ponto de quebradura, a um momento definitivo de ruptura. Você tem vivido como servo fiel, orado com diligência, e conhece a voz de Deus. Teve vitórias no passado, e ama profundamente o Senhor. Mas agora se quebrou em profundidade, e está ferido como nunca antes na vida, e não consegue sequer orar.


E você pensa, "Busquei a Deus fielmente, me aprofundei na Palavra, orei com fervor. Mesmo assim essa provação caiu sobre mim sem nenhum motivo, e agora a minha alma está abatida como nunca vi igual na vida". E nesse momento nem tem mais lágrimas. Sua aparência e sua sensação são de desgaste, desencorajamento, de rejeição e solidão. Como Elias, você se curvou sob uma árvore de zimbro; está inerte e sofrido, se agarrando à vida.

Amado, o caminhar cristão é combate. Significa batalhas, desgastes, ferimentos, e um inimigo feroz disposto a nos destruir. Quando você está deprimido e roto como Elias estava, se torna lento e sonolento. E é exatamente quando se torna mais vulnerável a pensamentos condenatórios. A sua frágil consciência lhe diz: "Você não está orando como antes. Você não estuda a Palavra mais. Está seco, morno, o fogo acabou, e você simplesmente não dá bom testemunho. Agora deixou que Satanás lhe roubasse a paz dada por Deus. Você não tem mais jeito. Pensando bem, a tua natureza carnal não muda mesmo".

Após isso, a Palavra de Deus lhe tentará. É exatamente o acontecido com José (do Egito): lemos que até que chegasse o tempo certo, a Palavra do Senhor o tentou. E isso agora estava acontecendo com Elias também. Igualmente, quando chega a nossa hora de sermos moídos, quando chega o momento de ruptura total, acontecerá conosco também. A nossa consciência nos surrará com a Palavra que escondemos no coração.

Pense no seguinte. Por toda as escrituras lemos: "Não tenha preguiça. Ore com fervor e seriedade, buscando a Deus enquanto se pode achar. Entregue-se à oração e à Palavra. Remindo o tempo. Cuide-se da preguiça das virgens loucas. Deus diz que o Seu povo O esqueceu há tempos sem fim".

Todas estas passagens e princípios chegam correndo à nossas mentes nos momentos de quebradura. E achamos: "Desapontei ao Senhor. Não obedeci a Palavra". Sua hesitante fé é o pavio ardendo, e o diabo está ansioso por vê-lo apagado.

Como Elias, ficamos tão cansados e sem coragem, que tudo que queremos é dormir. As escrituras dizem que foi exatamente o que esse piedoso homem fez: "Deitou-se e dormiu" (I Reis 19:5). Ele simplesmente não agüentava mais levar aquela carga.

Mas o Senhor não repreendeu Elias por isso. Deus sabia que Seu servo tinha chegado ao ponto de ruptura. Vejo nosso precioso Pai comentando sobre Elias: "Olhe esse homem fiel, quebrado e sofrido. Ele chegou ao fim da linha, e não consegue mais explicar a ninguém a sua dor. Eu lhe prometi: 'Não esmagarei a cana quebrada'".

Então, o que aconteceu? "O anjo do Senhor, tocou-o (Elias) e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo" (19:7).

Cá está uma incrível palavra para toda cana quebrada que estiver lendo essa mensagem. Não importa o quanto está quebrado, o quanto se dobrou diante do dilúvio de provações. Deus lhe fez uma promessa: "Você não será esmagado. Não permitirei que tua chama se apague. A tua fé não será apagada".

Prezado santo, essa mensagem lhe veio dos céus. Você está sendo tocado por uma palavra que lhe chama: "Levante-se agora. Deus não está bravo contigo. E Ele não te desapontará. Ele sabe que essa situação é grande demais para você resolver. Ele lhe concederá força sobrenatural. Ele vai dar o quê você necessita para prosseguir".

Em quarenta dias e noites, Elias foi lentamente sendo restaurado. Dia após dia, ele ainda labutava, com força suficiente apenas para cada dia. Finalmente, chega o dia em que o Senhor diz: "O que você está fazendo escondido nessa caverna, Elias? Não posso deixar você se entregar a esse tipo de desespero, e vê-lo dominando a sua vida. Eu te restaurei com Minha amorosa paciência. E agora vou lhe dar Minha orientação".

fonte:  http://www.tscpulpitseries.org/portuguese

Nenhum comentário: